Deixem os animais em paz

Os animais domésticos podem transmitir o coronavírus?

Não. De acordo com informação da Organização Mundial da Saúde, não há evidência de que os animais domésticos, tais como cães e gatos, tenham sido infetados e que, consequentemente, possam transmitir a COVID-19.

Fonte: DGS


Recomendação:

A Ordem dos Médicos Veterinários recomendou hoje que as pessoas infetadas com Covid-19 peçam a alguém sem sintomas para cuidar dos animais de companhia ou usem máscara e luvas para o fazer se estiverem sós.

por Notícias de Coimbra, Março 16, 2020


“Não abandone os animais! Eles não transmitem o vírus”

Covid-19: porque é preciso lavar as patas dos cães depois de irem à rua, e como fazê-lo

“(…)Mas, caso se pretenda realizar uma limpeza mais profunda, a Organização Mundial de Saúde recomenda, no seu site oficial, várias soluções caseiras para desinfeção das mãos e que, de acordo com o veterinário, podem ser realizadas para a lavagem das patas dos cães, submergindo-as num recipiente. Desta forma, diz Filipe Garrido, garante-se que o vírus é destruído.

Um bom exemplo que pode ser feito em casa é uma solução de 80 ml de álcool 96%, 5 ml de água oxigenada e 15 ml de água. Deve, também, adicionar-se umas gotas de glicerol, parafina ou algum lubrificante indicado. Se não for possível, é importante colocar-se um creme nas patas do cão, já que, a longo prazo, esta solução pode afetar a integridade da pele, assim explica o médico. Como a estrutura do vírus varia, deve ser sempre consultado qual o método mais eficaz para a sua destruição”, esclarece Filipe Garrido.

A lixívia, a água oxigenada e o álcool, por exemplo, atuam sobre o vírus fazendo a lise – rebentamento – da sua membrana e cápsula viral, tornando-se mais eficazes na sua destruição. Mas, ao contrário do que muitos possam pensar, a lixívia não é uma boa opção para a limpeza das patas dos cães, já que pode provocar problemas de saúde. “A lixívia tem o potencial de causar dermatite de origem química, sendo uma porta de entrada para outros agentes bacterianos e virais”, explica o veterinário. (Visão, link em cima)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.